sábado, 25 de fevereiro de 2012

TEM DIFERENÇA?

Vamos lá...
 Esclerose é um nome que "pertuba" muita gente,é que a palavra esclerose foi usada por muito tempo, de forma errada, para digamos, qualificar pessoas com algum tipo de demência ou perda de memória.
 Crescemos em um mundo em que esclerosado é sinônimo de doido,eu também cresci ouvindo dessa forma.
 Mas, quem está errado é quem usa esclerosado para doença mental e não quem usa esclerosado pra quem é realmente esclerosado. E quando estou certa,mesmo que demore um tempo para entenderem,tento explicar.
 Qual a diferença?
 Esclerose vem de Escleros, que quer dizer endurecimento.
 Uma esclerose é uma placa ou tecido endurecido. 
 O nome "esclerose múltipla" significa que a pessoa tem mais de uma esclerose, ou seja, mais de uma "placa" de endurecimento na mielina, ou mais uma cicatriz. 
 Muitas vezes o termo esclerosado é usado para as pessoas que perdem a memória ou apresentam outras confusões mentais quando vão envelhecendo,até existe alguns tipos de demências que se dão por endurecimento de placas no cérebro. Mas não tem  nada a ver com a esclerose múltipla.
 Se não explicar não vão aprender,entender,é chato sim,ficar explicando,mas... fazer o que né,ninguém nasce sabendo,eu não sabia!
 Outro termo seria "doente de esclerose múltipla". Mas eu não sou doente. Eu tenho uma doença que, quando se manifesta é por causa das inflamações na mielina, me deixa doente,dizer que eu tenho uma "doença desmielinizante" acho pior, porque aí a pessoa não vai entender mesmo.
Bom ... posso dizer que sou esclerosada,vão rir com certeza,logo vem piadinha,mas tudo bem,lembrando a tempo,pois é, eu lembro de tudo sim,das dores,dos amores,rs,desafetos,amigos de infância (pena que alguns sumiram do mapa,esqueceram de mim,rs)  números de telefone,sobre nome,endereço,rs.
 Usar o nome certo não faz o doença desaparecer,mas faz com que a pessoa ao lado seja respeitada,pois isso se resume em puro e simples pré-conceito! 
Hoje deixo um beijo a todos que vivem na esperança de dignidade,o simples e puro respeito! Dedico o post essas pessoas que encontrei em minha caminhada,que vivem com sorriso aberto e agradecem todo dia por simplesmente poder estar sorrindo!

Esclerose Múltipla  a EM ,conheça um pouco:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver alguma dúvida,deixe recadinho,terei prazer em poder ajudar.
Ah ! Vale sugestões também,ok!